quarta-feira, 1 de abril de 2015

[REGRAS] Parte I - Sistema de Jogo

O sistema, como dito, foi criado para ser o mais simples possível. Consiste em testes comuns no D20.
Desta forma, todos os atributos podem chegar até o máximo de 20 pontos. Se um personagem possui Força 10, para ser bem sucedido em um teste de força deve obter resultado em um lance de D20 de 0 a 10, ou seja, 50% de chance.
Como outro exemplo, se um personagem tiver Inteligência 15, para ser bem sucedido num teste desta natureza deve rolar o dado de vinte faces e conseguir resultado de 0 a 15.
A ideia é que os jogadores provoquem os próprios testes.
Conforme a dificuldade do feito a sere realizado com o teste, o Mestre pode, a seu critério, incluir modificadores positivos ou negativos. Se um teste tiver que ser mais difícil, por exemplo, o Mestre pode incluir um modificador de dificuldade -3.
Nesta situação, vejamos um exemplo:

Um teste de agilidade com modificador de dificuldade -3. O personagem que deve passar no teste tem 8 de agilidade. Rolando o D20, o jogador deve obter um resultado de 0 a 5 e não de 0 a 8. Isto porque o teste está 3 pontos mais difícil com o modificador.
Da mesma forma, o Mestre deve facilitar testes mais simples, se for o caso, incidindo um modificador positivo.

Batalhas
As batalhas funcionarão com testes também! A ideia é que os jogadores usem a criatividade para criar estratégias que permitam a utilização dos seus melhores atributos.
Cada vez que um teste falha em batalha, o personagem poderá ser alvo de um dano do ataque inimigo. Assim, poderá perder pontos de vida, conforme a força do ataque.



Vida
Cada personagem possui 20 pontos de vida. Eles podem, ainda, possuir magias, itens ou equipamentos que criem bônus a estes pontos. Assim, os pontos podem ser superiores ao máximo. Se os pontos de vida chegarem a zero, o personagem estará morto.

Sanidade
Pior do que seu personagem ter zero de vida é seu personagem ter zero de sanidade. Em situações extremas, o Mestre pode sugerir um teste para que o personagem não perca parte de sua sanidade mental. Supondo uma situação em que o personagem encare a morte de perto, o Mestre pode sugerir um rolar de dados. Se o jogador não for bem, perde um ou dois pontos de sanidade.
Se estes pontos forem zerados, seu personagem será considerado insano e passará ao controle do Mestre.

Outros Pontos
Para o jogo, pode-se usar outros quatro tipos de pontos.
Pontos de experiência servem para os personagens poderem adquirir novas habilidades, conhecimentos ou magias. Pontos de experiência devem ser ganhos a cada batalha ou aventura bem sucedida, de acordo com o critério do Mestre.
Pontos de carisma, boa fama e sorte, servem para ser gastos em situações excepcionais. Com estes pontos, os personagens podem ganhar modificadores positivos nos testes que o Mestre sugerir, desde que relacionados às três áreas citadas. Assim, se um jogador deve arremessar algo contra um alvo, pode gastar seus pontos de sorte para aumentar suas chances em um teste de precisão, por exemplo. 
Estes três últimos tipos de pontos podem ser ganhos conforme o critério do Mestre.

Conhecimentos Mágicos
Esta é a parte interessante. No mundo do Círculo Fechado, os jogadores assumem o papel de magos. Assim, o seu maior trunfo são seus conhecimentos sobre magia.
As magias serão descritas em posts próprios e todas possuem níveis. Quanto maior o nível de sua magia, maior a chance de você ser bem sucedido em realizá-la (teste nos mesmos moldes já explicados) e maior seu poder de fogo, caso a magia seja de ataque. 
Para aumentar o nível da magia escolhida, o jogador deve gastar um ponto de experiência por nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário